COMDICA realiza ações para divulgação de eleição

Assunto:
Eleição conselho tutelar

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (COMDICA) realizou durante o final de semana ações de panfletagem no Recife Antigo, mercados públicos, feiras livres e parques para divulgação do Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares do Recife que acontece no próximo domingo, dia 1º de outubro.

Ao todo são 149 colégios eleitorais, distribuídos nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade. O voto é facultativo, mas fundamental para a defesa e proteção de crianças e adolescentes e poderá ser realizado por qualquer cidadã e cidadão inscrito como eleitor no Recife.

Após o processo, quarenta novos membros serão eleitos para o exercício da função que inclui a tarefa de receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual, além de situações de trabalho infantil; requisição de serviços públicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; requisição de 2ª via de certidão de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, entre outras atribuições. A posse acontecerá no dia 10 de janeiro de 2024.  O pleito é fiscalizado pelo Ministério Público.

A novidade deste ano é que o voto será realizado por meio de urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), eliminando a possibilidade de fraude no registro do voto e agilizando a apuração do resultado. O apoio da Justiça Eleitoral prevê o empréstimo e a preparação das urnas eletrônicas, treinamento das pessoas, prestação de suporte técnico, definição dos locais de votação e cessão das listas de eleitores.

Confira seu local de votação: http://comdica.recife.pe.gov.br/sites/default/files/comdica/arquivos/pag...