SECOD apresenta ações de enfrentamento ao Crack

A Secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Aline Mariano, visitou no último dia 18 o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) para apresentar os programas e projetos desenvolvidos para a prevenção e tratamento às drogas junto ao público infanto-juvenil. Entre as ações, oRecife Previne, Projeto Foco, Usina Cultural e Atitude Recife. Esse último voltado a usuários de drogas de extrema vulnerabilidade. 

Durante a explanação, a secretária informou que está previsto para este mês a publicação de um edital que permitirá a compra de vagas adequadas ao acolhimento do usuário de drogas por meio do Comunidade Terapêutica. Aline revelou ainda que pretende fomentar uma parceria com a Fiocruz com o objetivo de realizar uma pesquisa detalhada sobre o perfil do consumidor de drogas no Recife. 

O presidente do COMDICA, José Rufino, colocou da importância do conjunto articulado de ações para o atendimento das políticas voltadas a criança e ao adolescente e lembrou que o ECA preconiza que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à educação, e entre outros direitos. 

Durante o evento, estiveram presentes os secretários executivos da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (SECOD), Ronaldo Carvalho e Fernando Dourado e, ainda, o gerente geral do Eixo de Tratamento, Antônio de Pádua.