Redes sociais, fake news e proteção foram os temas principais da 8ª Conferência Lúdica

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA), com o apoio da Prefeitura do Recife através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), realizou no último sábado, 28, a 8ª Conferência Lúdica da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife. O evento teve como tema principal "Redes Sociais, Fake News, Cyberbullying: crianças e adolescentes precisam de proteção além das telas".

O objetivo foi mobilizar crianças e adolescentes integrantes das seis Regiões Político Administrativas (RPA’s) da Cidade do Recife para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias de enfrentamento às violências. Participaram duzentas pessoas entre crianças, adolescentes, educadores(as), profissionais de apoio, ouvintes e oficineiros(as).

A conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos integrados a metodologia específica de oficinas lúdicas. As oficinas foram facilitadas por oficineiros(as) e educadores(as) de apoio selecionados por um processo seletivo. As crianças e adolescentes participaram das oficinas de teatro, dança, contação de histórias, hip-hop, mídias sociais e fanzine. Os(as) educadores(as) que acompanharam os(as) adolescentes também participaram de uma vivência diferente com o professor da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Hugo Monteiro Ferreira.

Ao final da conferência foi realizada a eleição para delegados(as) da 10ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife. Foram eleitos(as) trinta crianças e adolescentes. O evento contou ainda com a participação do Foscar - Fórum Social da Criança e do Adolescente. Dois jovens do fórum, Maria Joana e Vitor Gabriel, foram os responsáveis pela apresentação da cerimônia de abertura em apoio ao locutor oficial, Romel, e os adolescentes, Ozias e Stefanni, fizeram a transmissão, ao vivo, pelo Facebook do COMDICA.

As fotos são de Oran Oniilari