Comissão debate Primeira Infância

A Comissão de Elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) se reuniu na manhã de hoje, dia 18, para discutir os encaminhamentos da estruturação do documento que deverá orientar as ações municipais para os próximos 10 anos (2020-2030). A reunião contou com a presença da vereadora Ana Lúcia e do vereador Ivan Moraes, membros das comissões de Educação e Direitos Humanos da Câmara Municipal, respectivamente.

Durante a reunião, a representante da Secretaria de Planejamento e Gestão e Secretária Executiva da comissão, Mirza Neuman, colocou a necessidade de um olhar mais aprofundado para os indicadores da Saúde, da Educação e da Assistência Social. Na oportunidade, Mirza trouxe experiências exitosas de construção dos planos nos municípios de Campinas/SP, Nova Iguaçu/RJ, Campo Alegre/AL, São Paulo/SP e, por fim, no Distrito Federal.

A conselheira do COMDICA, Andréa Castro, falou da participação da Rede Municipal de Ensino no processo. O gerente da Criança e do Adolescente da PCR, Eduardo Paysan, ressaltou a importância da escuta da criança para a construção do diagnóstico que servirá de base para o plano. Já o vereador Ivan Moraes explicou que para os trâmites legais na Câmara do Recife é necessário a criação de um Frente Parlamentar pela Primeira Infância.

Por fim, a comissão pactuou com os representantes do legislativo municipal a construção de uma Audiência Pública e de mais três Reuniões Públicas Territoriais em comunidades de maior vulnerabilidade social para discutir o assunto. A próxima reunião da Comissão do PMPI acontece no dia 02 de março do corrente, às 9h, na sede do COMDICA.