COMDICA tem novo presidente

O conselheiro da sociedade civil Joésio Gomes de Oliveira, representante do Desafio Jovem Recife, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA) no ultimo dia 16 de fevereiro, em substituição ao conselheiro José Rufino da Silva. A votação ocorreu em chapa única no Pleno Extraordinário realizado na sede do COMDICA, na Madalena.

Durante a sessão também foram eleitos Eduardo Paysan (secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife)  como vice-presidente, Fabíola Farias (secretaria de Assuntos Jurídicos do Recife) na função de tesoureira e Michelle Cristina Santos, secretária, pelo Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (CERVAC).

O novo presidente afirmou, que junto com o conselho, dará continuidade ao trabalho desenvolvido e ao planejamento estratégico estruturado durante a gestão de José Rufino. "Precisamos juntar as forças numa sinergia entre a sociedade civil e o governo em prol da luta pelas crianças e adolescentes", disse Joésio.

Na ocasião, José Rufino finalizou a sua gestão com uma apresentação das principais ações realizadas. Destaques para a eleição e posse dos membros dos conselhos tutelares e a realização das conferências lúdica e magna da criança e do adolescente.

Durante a reunião ainda foi apresentado o Portal COMDICA (comdica.recife.pe.gov.br) desenvolvido em parceria com a Emprel. O COMDICA é o único conselho municipal a possuir um portal. Nele a população terá acesso as principais resoluções do órgão, relação de entidades da sociedade civil cadastradas, informações sobre o novo edital de projetos, entre outras informações. Na oportunidade, Eduardo Paysan esclareceu alguns detalhes do financiamento de projetos sociais cujo edital está previsto para ser lançado no mês de abril.  

Para finalizar, Beth do Centro Educacional, Social e Cultural (CESC Coqueiral), agradeceu ao prefeito Geraldo Júlio por ter contemplado a entidade com o repasse de recursos oriundos do Baile Municipal, realizado no final de janeiro. Segundo Beth o incentivo será utilizado para fortalecer o trabalho desenvolvido pelo centro há mais de 30 anos. "O nosso trabalho não tem começo, nem meio e nem fim. A luta é muito grande na comunidade, sobretudo para tirar as crianças e adolescentes do tráfico junto ao Presídio Aníbal Bruno", afirmou a militante.