COMDICA realiza X Conferência da Criança e do Adolescente do Recife

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA), em parceria com a Prefeitura do Recife realizou, no Recife Praia Hotel, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife, tendo como tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". Abertura do evento foi realizado pelo prefeito em exercício, Luciano Siqueira, e pela presidente do COMDICA, Lívia Aguiar.

O objetivo foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD), crianças e adolescentes e a sociedade em geral para construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando as diversidades.

Ao todo 117 delegados(as) entre integrantes de conselhos dos direitos; conselhos tutelares; crianças e adolescentes; representantes da sociedade civil; dos governos municipal e estadual, conselhos setoriais, universidades participaram do evento. Convidados(as) e observadores(as) com direito a voz também participaram da conferência.

Durante a conferência foram construídas propostas para os eixos orientadores de garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao final a conferência foram eleitos delegados(as) para a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.