COMDICA realiza visita para parceria e incentivo a destinação do IR

Os membros da coordenação do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (COMDICA), Madalena Fuchs e Carlos Bruno Rosas; e a assessora Angélica Araújo, realizaram uma visita institucional as novas instalações do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE) com o objetivo da formação de parceria estratégica para a Campanha de Destinação do Imposto de Renda 2024. A visita aconteceu nesta segunda-feira (8).

Durante a visita, o presidente da autarquia, Roberto Nascimento, demonstrou interesse em colaborar com a campanha e disse da importância de um esforço conjunto de divulgação para estimular o crescimento das destinações para os Fundos da Criança e do Adolescente e os Fundos do Idoso que, segundo previsões, pode ultrapassar a cifra de R$ 10 bilhões por ano em todo Brasil. “Temos que trabalhar o convencimento das pessoas uma vez que a destinação não representa um gasto extra para o contribuinte, mas sim o direcionamento do imposto que ele paga”, acrescentou Nascimento.

A presidente do COMDICA ressaltou que os recursos doados serão revertidos em ações concretas de defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes que passam por eixos específicos como a erradicação ao trabalho infantil, enfrentamento a situação de vulnerabilidade e abandono, combate a violência sexual e situação de rua. “Com o crescimento da destinação, o conselho poderá fazer um investimento maior no número de projetos sociais destinados ao público infantojuvenil”, afirma Madalena.

Declaração IR 2024 - O prazo de entrega da declaração de ajuste anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física segue até o dia 31 de maio. Neste período, é possível destinar até 3% do imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente do Recife e o Fundo do Idoso. Para fazer a doação, é preciso optar pelo modelo completo da declaração. Na hora do preenchimento, o contribuinte deve entrar na opção “Doações Diretamente na Declaração” e escolher a aba “Criança e Adolescente”. Em seguida, direcionar para o tipo de fundo que, nesse caso, é o “Municipal”. Assim, é possível acessar o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Recife e fazer a doação. Quem tem imposto a pagar e faz a destinação, terá o valor da doação descontado do valor a pagar. Quem tem direito à restituição, receberá o valor a que faz jus acrescido do valor da doação efetuada.

Administração dos recursos - Os valores recebidos pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Recife tem a gestão do COMDICA, que é um órgão colegiado e tem representantes do executivo municipal e da sociedade civil.