COMDICA realiza 8ª Conferência Lúdica

COMDICA realiza 8ª Conferência Lúdica da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (COMDICA), com o apoio da Prefeitura do Recife através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), realiza no dia 28 de julho a 8ª Conferência Lúdica da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife. O evento será realizado no RecifePraia Hotel, das 8h às 17h, e tem como tema "Redes Sociais, Fake News, Cyberbullying: crianças e adolescentes precisam de proteção além das telas".

O objetivo é mobilizar crianças e adolescentes integrantes das seis Regiões Político Administrativas (RPA’s) da Cidade do Recife para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias de enfrentamento às violências.

O público-alvo esperado é de duzentos participantes entre crianças, adolescentes, educadores(as), profissionais de apoio e oficineiros(as). Podem se inscrever até duas crianças e adolescentes por instituição e um(a) educador(a), respeitando a identidade de gênero e a orientação sexual.

A conferência está estruturada em cinco eixos temáticos integrados a metodologia específica de oficinas lúdicas. As oficinas serão facilitadas por oficineiros(as) e educadores(as) de apoio selecionados por um processo seletivo. Serão ao todo trinta participantes por oficina. As oficinas devem trabalhar as linguagens do teatro, da dança, da contação de histórias, do hip-hop, das mídias sociais e do fanzine.

Ao final da conferência será realizada a eleição para delegados(as) da 10ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife. Serão eleitos(as) até cinco crianças e adolescentes por RPA. Ao todo trinta crianças e adolescentes terão a participação garantida no evento que tem previsão para setembro.

Programação da 8ª Conferência Lúdica:

• 8h - credenciamento e coffee break;
  • 9h - solenidade de abertura;
  • 10h - leitura e aprovação do regimento interno da 8ª Conferência Lúdica da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife;
  • 10h30 - Vivência - Prof° Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE);
  • 11h - Oficinas Lúdicas (teatro, mídias sociais, contação de história, rima e hip-hop, fanzine e danças populares) e oficina para educadores(as);
  • 12h - almoço;
  • 13h - continuação das Oficinas Lúdicas (teatro, mídias sociais, contação de história, rima e hip-hop, fanzine e danças populares) e Oficina para educadores(as);
  • 15h - plenária com a votação das propostas das oficinas lúdicas;
  • 16h - votação para escolha das(os) delegadas(os) para a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife;
  • 16h30 - apresentação das(os) delegadas(os) para a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife;
  • 17h - encerramento e coffee break.