COMDICA lança campanha de destinação do IR

COMDICA lança campanha de destinação do IR para o

Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Recife

Contribuintes podem doar até 3% do Imposto de

Renda para ações de defesa e promoção infantojuvenil

O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (COMDICA) lança na próxima segunda-feira (18) campanha de sensibilização para doação do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Recife. O lançamento acontece, às 8h, no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife, e tem como objetivo incentivar servidores municipais, funcionários públicos e população em geral, a destinarem parte do imposto de renda para o fundo. Neste dia, haverá entrega de panfletos, serviço para tirar dúvidas ou buscar orientação sobre o tema e, ainda, apresentações culturais de instituições incentivadas pelo COMDICA.

O prazo de entrega da declaração de ajuste anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física tem início nesta sexta-feira, dia 15, e segue até o dia 31 de maio. Neste período, é possível destinar até 3% do imposto para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente a nível nacional, estadual ou municipal. No Recife, o contribuinte poderá doar para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Recife.

COMO FAZER A DOAÇÃO - Para fazer a doação, é preciso optar pelo modelo completo da declaração. Na hora do preenchimento, o contribuinte deve entrar na opção “Doações Diretamente na Declaração” e escolher a aba “Criança e Adolescente”. Em seguida, direcionar para o tipo de fundo que, nesse caso, é o “Municipal”.  Assim, é possível acessar o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente do Recife e fazer a doação. Quem tem imposto a pagar e faz a destinação, terá o valor da doação descontado do valor a pagar. Quem tem direito à restituição, receberá o valor a que faz jus acrescido do valor da doação efetuada.

O presidente do COMDICA, Wellington Pastor, ressalta que o contribuinte que optar pela doação não terá nenhuma perda financeira. “O cidadão não paga a mais e nem recebe a menos ao destinar parte dos seus impostos, e ainda estará contribuindo com as causas sociais e garantindo direitos para o público infantojuvenil”. Pastor afirma que os recursos doados ficam no próprio município e são investidos em ações e projetos nas mais diversas áreas, como educação, saúde, acolhimento institucional, aprendizagem, prevenção e apoio socioeducativo, entre outros. O COMDICA atua definindo a aplicação dos recursos, coloca o presidente.

Período de declaração do Imposto de Renda:  15/3 a 31/5/2024.

Portal COMDICA – comdica.recife.pe.gov.br

CNPJ 00.397.170/0001-51 (FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO RECIFE)