Mudando Práticas, Assegurando Direitos: o enfrentamento à violência sexual e doméstica praticada contra crianças e adolescentes com diálogo e participação

O projeto visa o enfrentamento da violação de direitos praticada contra crianças e adolescentes, expressa por meio da violência sexual e doméstica, na perspectiva de sua superação, por meio do trabalho direto com crianças e adolescentes, pelo fortalecimento dos laços afetivos, familiares e o comprometimento/envolvimento da comunidade e dos atores sociais e políticos presentes no território de realização do projeto.

As ações são desenvolvidas no bairro do Ibura, na Comunidade de Três Carneiros, voltadas prioritariamente para a formação de 20 estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, com idades entre 09 e 10 anos e seus familiares. A intervenção tem como base três pilares: os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a fundamentação pedagógica da educação entre pares e o resgate de uma cultura da infância, convergindo para o reconhecimento deles como sujeitos de direitos e agentes transformadores da realidade local.

A proposta prevê resultados em três direções: nas crianças, espera-se ampliar a compreensão sobre o tema, o estímulo e a capacidade de sinalizar casos de violação de direitos, especificamente violência sexual e/ou doméstica e multiplicação dos conhecimentos aprendidos nos espaços públicos comunitários; nas famílias, almeja-se o fortalecimento dos vínculos familiares, a partir do reconhecimento da violência sexual e/ou doméstica, da compreensão acerca da sua caracterização e consequências; e na comunidade, o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, criando assim uma sinergia em torno da causa.

Objetivo do Projeto: 

Garantir a efetivação dos direitos humanos e a redução da violência doméstica e sexual praticada contra crianças e adolescentes moradoras da comunidade de Três Carneiros, no bairro do Ibura.

Metas do Projeto: 
Vinte crianças do sexo masculino e feminino, com idades entre 9 e 10 anos, são atendidas pelo projeto. As crianças participantes faz parte de famílias cujas mães, majoritariamente (90%), sobrevivem exercendo atividades profissionais de diaristas, empregadas domésticas ou cuidadoras de idosos, cujos rendimentos têm papel importante no sustento da família. Além dessas atividades, o sustento familiar é complementado, em 83% dos casos, com recursos financeiros repassados pelo Programa Bolsa família
Eixo Temático: 
Violência Doméstica e Sexual
Data do Cadastramento: 
terça-feira, 31 Dezembro, 2019