Formação de Crianças para o Enfrentamento à Violência Sexual através da Educação entre Pares no Contexto Comunitário e Escolar

O projeto é executado pelo GRUPO ADOLESCER e tem como objetivo promover formações de crianças e seus familiares para a promoção de multiplicação de informações no contexto escolar e comunitário, contribuindo na redução, conscientização e denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Entre os objetivos específicos estão os seguintes:

1. Formar crianças para que sejam protagonistas multiplicadoras de informações em prol do desenvolvimento de ações que contribuam com a comunidade aumentando os casos de denúncias contra o abuso e exploraçõ de violência sexual;

2. Fortalecer vínculos familiares através de ações conjunta com as crianças, promovendo um envolvimento harmônico familiar e comunitário em prol de intervençõoes participativa contra o enfrentamento a violência sexual;

3. Realizar ações de prevenção, articulação, mobilização comunitária e escolar, visando o empoderamento da população contra a violência sexual.

O Grupo Adolescer já vem há 7 anos desenvolvendo ações importantes no enfrentamento às violências sexuais na comunidade de Roda de Fogo (bairro dos Torrões) com caminhadas e campanhas de conscientização voltadas ao tema. Roda de Fogo, local onde acontece o desenvolvimento do projeto, possui carências estruturantes nas áreas sociais e no campo familiar. Em atividade recente feita com mães de educandos foi visto que muitas delas já sofreram abusos na infância ou conhecem relatos dentro da comunidade sobre os abusos.

Objetivo do Projeto: 

Promover formações de crianças e seus familiares para a promoção de multiplicação de informações no contexto escolar e comunitário, contribuindo na redução, conscientização e denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Metas do Projeto: 
Atender um público direto de vinte e cinco crianças da comunidade de Roda de Fogo e, um público indireto, de cinquenta familiares dessas crianças, além de duzentos estudantes da Escola Creuza de Freitas Cavalcanti.
Eixo Temático: 
Violência Doméstica e Sexual
Data do Cadastramento: 
terça-feira, 31 Dezembro, 2019