Ação Criança

O projeto é executado pelo ABRIGO JESUS MENINO DE ÓRFÃOS E ABANDONADOS (AJEM) que oferta acolhimento provisório para crianças afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta (extensa ou adoção) segundo determinação judicial. Desde 2009, já acolheu mais de 95 crianças e 03 adolescentes, buscando sempre minimizar as sequelas advindas das violações sofridas: defasagem escolar, atraso no desenvolvimento psicocognitivo, fragilidade nos laços familiares, tratamento com a saúde entre outros.

Entre os objetivos específicos do projetos estão:

1. Contribuir para o desenvolvimento integral da criança;

2. Favorecer o fortalecimento de vínculos comunitários das crianças acolhidas;

3. Zelar pela saúde física da criança;

4. Melhorar a qualificação dos profissionais que atendem às crianças;

5. Fortalecer os vínculos afetivos entre crianças e seus familiares;

6. Atender familiares.

Objetivo do Projeto: 

Assegurar proteção integral de crianças de 1 a 6 anos (e seus respectivos irmãos) que sofreram violações de seus direitos, restabelecendo vínculos familiares e comunitários, e excepcionalmente a inclusão em família substituta.

Metas do Projeto: 
O projeto visa o acolhimento de quinze crianças com idades entre 01 e 06 anos, de ambos os sexos, com exceção de grupos de irmãos, onde essa faixa etária pode ser ultrapassada. As crianças encontram-se, geralmente, com defasagem escolar, sem carteira de vacina (ou c/ vacinas atrasadas), s/cartão do SUS, algumas sem Registro de Nascimento, com pouca ou nenhuma higiene pessoal, emocionalmente fragilizadas e desprovidas de afetividade. Os familiares, em sua maioria, vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por motivo de desemprego, baixo nível de escolaridade e falta de capacitação profissional.
Eixo Temático: 
Acolhimento
Data do Cadastramento: 
terça-feira, 31 Dezembro, 2019